sábado, 23 de maio de 2009

Encontro de Cervejeiros em busca de conhecimento !

"O conhecimento é um tesouro, mas a prática é a chave para obtê-lo."
Thomas Fuller

Em busca de conhecimentos cervejeiros reuniram-se no Petiscos Snack Bier, uma casa especializada em cervejas especiais no Vale do Aço, uma turma apaixonada pela bebida sagrada!! Nós, HomeBrewers da Mob , Erick da Texsan e um grupo de apaixonados por cervejas especiais receberam o cervejeiro José Augusto (Home Brew da Glück Bier - BH) para um curso de degustação sensorial e harmonização!



José Augusto teve o privilégio de fazer o curso de degustação sensorial com ninguém menos que Cilene Saorin especialista respeitada no assunto de cervejas especiais, no Minas Bier Fest 2008!

Com intuito de contribuir para propagação dos conhecimentos cervejeiros, Zé Augusto aceitou o convite dos sócios-proprietários Cristiano e Álvaro para a realização do encontro. Aliás, o Petiscos vem sendo ponto de encontro dos cervejeiros da região graças a variada carta de cervejas especiais, nacionais e importadas e ainda as artesanais da região!


O bate papo extrapolou a idéia inicial que seria a degustação e harmonização, que por sua vez foram muito boas, mas conversou-se de tudo ligado a cervejas. Desde produção, história, curiosidades, etc.
A parte que diz respeito aos processos cervejeiros foi uma das mais atrativas, onde tivemos a oportunidade de trocar conhecimentos, esclarecer dúvidas, falar de receitas e métodos... Uma boa oportunidade também para os amigos apreciadores que ficaram por dentro de varias etapas do processo de produção de cerveja artesanal.






O encontro foi uma verdadeira busca por sabores e aromas! Com a ajuda de Zé Augusto, aprimoramos de forma considerável nossas habilidades, estas fundamentais para homebrewers e sem dúvidas para os degustadores apaixonados por cervejas especiais! Sem falar que veio a calhar com a campanha de lançamento do Slow Bier Brasil. Os Cervejeiros do Vale do Aço também abraçaram a causa!!



Dentre as cervejas degustadas estavam as nacionais: Indica (IPA Colorado), Saint Nicholas (Belgian Blond), Eisenbahn (Dunkel, Pale Ale), Mob Bier (English Pale Ale -ESP), Backer (Pale Ale, Brown), La Brunette (Stout), Áustria Weiss. Um verdadeiro arsenal de aromas e sabores de diferentes estilos de cerveja e diferentes escolas. Sem falar que a Colorado é uma das principais cervejas nacionais no que diz respeito à Escola Brasileira de Cervejas já que esta utiliza-se de adjuntos tupiniquins em sua formula dando a “cara brasileira” a esta bebida milenar.










Ainda tivemos oportunidade de degustar grandes cervejas mundiais representantes das principais escolas com a ajuda de Zé Augusto, para que pudéssemos buscar as peculiaridades de cada cerveja! Detalhes que muitas vezes passavam despercebidos! Uma verdadeira valorização da boa cerveja!!
Entre elas estavam Alemã Aventinus Wheat-Doppelbock, a belga Hoegaarden e a inglesa Greene King IPA.




E assim continua a luta dos cervejeiros do Vale do Aço, dos confrades da Mob Bier e Erick da cerveja Texsan pelo propagação da Cultura Cervejeira pelo interior das Alterosas. Um brinde ao movimento cervejeiros do Vale do Aço que não para de crescer e a todos que apóiam! Saúde ao confrade Zé Augusto pela luta representando a bandeira da Acerva Mineira! Abraço e boas cervejas!!

"Abusus non tollit usum"


Agradecimentos especiais:

José Augusto Silveira – Zé Augusto - GLÜCK BIER Cerveja Artesanal BH
Layla (Apoio, Filmagem, Fotografia, Salva Vidas)
Max Lana - Peixe & Cia
Petiscos Snack Bier