segunda-feira, 28 de setembro de 2009

IV Concurso nacional de Cervejas Artesanais - 1 ano depois

A exatamente 1 ano e 28 dias começava em Belo Horizonte o III Concurso Nacional de Cervejas Artesanais e faltando 12 dias para o IV Concurso não resisti, deveria ter esperado dia 30 para postar e assim as datas ficarem mais interessantes, mas não essa minha intenção. Aliás não se trata de uma postagem técnica, nem dedicada exclusiva para homebrewers... esta postagem é na verdade um relato de homebrewer, apaixonado por cerveja e claro de beberrão.

A saída da topic foi da porta da sede da Mob, 8hrs da manhã, todos ansiosos, e pra ser sincero, nem tanto com a competição, pois não éramos experientes na categoria a qual estávamos competindo, no caso Weiss Bier. Mas a festa em si. Estar entre os mestres, outros confrades aprendizes e é claro, na maior concentração de ótimas cervejas do Brasil.


Delegação do Vale Do Aço: Guilherme, Bruno, Lelo, Eu(Patricio), Tony, Vittorio e Rick. Completaram a farra as cervejeiras Kesiah e Keila.

Ao chegar no sítio onde seria o encontro, muita euforia, fomos uns dos primeiros a entrar no evento. Havíamos combinado de segurar as pontas para tentar degustar o máximo de cervejas com consciência, mas como tecnicamente o numero de cervejas a serem degustadas criticamente é muito pequeno, perdemos a cabeça, e esbaldamos!


Entre um lançamento e outro, uma novidade ou cerveja menos acessível em nossa região, me mantive fiel as que mais adoro e logo fui à Colorado Indica. As meninas se deliciaram com Baden Baden Weiss e Eisenbahn 5. Lelo adimirado com a cerveja Coruja. Vittorio e Bruno pareciam mais concentrados e levaram Guiller e Nobreza em busca de novidades.






Era começo de evento e tinha muita coisa pra se beber. Obviamente que essa busca pelo novo teve uma breve pausa quando foi montada as chopeiras da Falke Bier.


Falke Red Baron Falke Ouro Preto


O rapaz (ao fundo) não havia terminado de colocar o baner quando já bebiamos os maravilhosos chopp's da Falke!

Lelo Maravilhado com a qualidade dos chopp's foi criterioso ao escolher e degustar:



É verdade que foi uma grande festa regada às melhores brejas do Brasil, mas nem tudo foi só bebedeira desenfreada. Aproveitamos para discutir preferências, sabores, ousadia de algumas brejas, e claro tirar dúvidas(na medida do possível) com os mestres presentes, sem obviamente incomodar.


Vittorio e Rick com o mestre Paulo e Cilene Saorin(no centro da foto)



Momento sério, ainda no começo!

Enfim, fiz esta postagem com intuito de mostrar que um evento como esse é uma enorme oportunidade de sairmos de nossa bolha¹.

Seja você um homebrewer de nível avançado ou apenas um iniciante, seja você um degustador crítico ou um simples apaixonado por cervejas de boa qualidade, ou mesmo um cervejeiro beberrão, ou daqueles que não ligam pra sabor.
Um evento como esse é um momento de confraternização, aprendizado, troca de conhecimento e experiências e como é regado a Cerveja(parte das melhores do mundo), obviamente você pode imaginar o clima.
Os estudiosos de cerveja, independente do nível de conhecimento, estão lá para compartilhar seu conhecimento, com o leigo, o aprendiz e os mestres.
Vá a um Concurso de Cervejas Artesanais, conheça o maravilhoso mundo das cervejas especiais. Este ano iremos participar dentro da categoria American Brown Ale, postarei uma matéria exclusiva sobre esse tema depois. Mas acredito que por enquanto ficamos por aqui no convite, essa pequena demonstração de como todos podem aproveitar, aprender e se deliciar com muita cerveja de qualidade, independente do gosto e da intenção. Abraço a todos. Pão e Cerveja!

Algumas fotos do evento passado. Diferentes situações e personagens, uma única proposta: Beber Boas Cervejas!




Em clima de Festa: Kesiah, Vittorio, Rick, Bruno, Eu


Rick, patricio e Weihenstephan Dunkel



Weihenstephan , carne de Javali e torcedor americano: no concurso vc vê de tudo!


Hermanos



E caso tenha passado na sua cabeça que nós, confrades da Mob apenas degustamos socialmente...

Patricio
Vittorio
Rick e Lelão
Observação: Todos os membros dessa confraria estavam de Topic. Obte por condução coletiva, seja topic, taxi, onibus, etc.
Abusus non tollit usum.
¹. "Ei ! você acha que entende de cerveja? Pois saia do sua bolha e veja o que é cerveja, veja a diversidade!" Michael Jackson, The Beer Hunter
Boas Cervejas