terça-feira, 27 de outubro de 2009

Oktobervaço - 4° dia - A choppada de artesanais

Domingo, 25/10, depois de uma semana preparando e executando tantas atividades cervejeiras, enfim chega o dia da choppada para fechar com chave de ouro os trabalhos.
Foi um dia muito esperado pois todos trabalharam muito para contribuir na propagação da cultura cervejeira em nossa região.

Luta que teve reconhecimento da Acerva Mineira que nos deu muito apoio, inclusive tivemos a honra de receber o presidente Henrique na sexta feira no Petiscos. E olha que a sexta seria um dia sem programação oficial já que é um dia em que o Petiscos fica lotado. Com a presença do confrade belorizontino, brindamos as cervejas da Mob que estiveram nas finais do concurso nacional 2009.



Mas voltando ao domingo... Que felicidade! Todos reúnidos no QG para brindar e bebemorar a cultura cervejeira.



Foi uma tarde muito bacana, muita cerveja boa, boa música e bate papo, obviamente cervejeiro






Por falar em cerveja de qualidade, não posso deixar de agradecer aos confrades da capital que nos forneceram 60 litros de chopp! Pra se ter noção do nível, 30 litros foram do maravilhoso chopp F5 Falke Bier. Não há palavras para descrever essa maravilha. Um chopp pilsen perfeito com um pouco mais de amargor, feito para comemorar os 5 anos da Cervejaria Falke Bier! Perfeição é a única expressão para descrever essa obra prima.





Chopp F5 Falke Bier: Maravilhoso!

Ainda contamos com 30 litros do chopp Ave Cesar do confrade Henrique que também nos forneceu a choppeira, muito bom!

Nossa festa foi muito enriquecida com este apoio da Acerva Mineira meio a tanto chopp brindamos em nome da bandeira Mineira!



Sem falar que tinhamos ainda muitos litros de Mob Bier Americam Brown Ale:

Enchando a taça com Mob Morena Lúcifer

Muitos litros de Texsan Weiss:

E ainda estávamos contando com a carbonatação da Cerveja Insana, a cerveja dos nossos confrades do petiscos, Alvaro e Cristiano, que no cair da tarde deu as caras. Uma bela Pale Ale, com notas frutadas e lúpulo proporcionando ótima drinkability! Sucesso! Esperamos nova leva!



A degustação Oficial da Insana

fila de kegs: Insana, Texsan, Mob, choppeira F5 Falke Bier

Uma tarde de muita cultura cervejeira! Muita conversa cervejeira e muita cerveja!!





Ao som da banda Casa de bamba, foi só encher os copos e curtir um samba de raiz!


















Um brinde a Acerva Mineira! Um brinde a Acerva Brasil!
E um brinde especial a todos aqueles que apoiam a cultura cervejeira e nunca desistem diante das dificuldades!
Saúde ao Bierevangelismo ! Ode À cultura Cervejeira!
Patricio Mob Bier §11

Oktobervaço - 3° Dia- Workshop de produção

O Sábado foi nosso 3° dia de evento, e este era muito especial, pois estava destinado a uma produção coletiva sob a supervisão do mestre Zé Augusto.
Uma ótima oportunidade para todos presentes inclusive eu, que pude trocar muitas idéias com Zé e conhecer o equipamento do confrade Eric (Texsan).

Primeiramente gostaria de elogiar o confrade Eric que possui um equipamento muito bom, cozinha ampla que permite uma produção tranqüila. Um fogareiro com espaço para 3 panelas grandes, trocador de calor contra-fluxo, fermentadores fundo cônico, uma panela exclusiva para filtragem com 3 bazucas em inox... muito bom mesmo.


Quanto ao workshop, despensa comentários. Zé Augusto foi muito feliz em suas colocações, compartilhando seu conhecimento de forma tranqüila e acessível aos iniciantes, apresentou as etapas e equipamentos básicos e instigou os mesmo a darem inicio a suas próprias produções.

Atentos, a maioria fez suas anotações, registraram em vídeo e foto, sem falar q também colocaram a mão na massa e foram à brassagem!








Foi uma experiência muito interessante, regada de muito papo e troca de idéias, obviamente regada a cervejas especiais. Isso mesmo, apesar da seriedade do mestre Zé Augusto tanto na parte teórica quanto na prática a respeito dos cuidados que se deve ter durante uma produção, os aprendizes puderam degustar cervejas da Mob e Texsan durante o curso.



Os novos cervejeiros puderam acompanhar passo a passo todo processo muito bem assessorados pelo mestre Zé Augusto.







Mais um sucesso do Oktobervaço que destaco ainda o belo almoço servido a todos com o bom e velho churrasco. Alguns não resistiram ao calor e o cansaço de uma produção inteira e aceitaram o convite do anfitrião de cair na piscina para refrescar enquanto nós, co-cervejeiros, demos continuidade aos trabalhos!






Com a fervura sob controle e bem supervisionada pelo confrade Vittorio, fui pra beira da piscina ao menos para molhar o bico e a ponta dos pés!!



Agradecimento especial ao confrade Eric por ceder o belo espaço e toda estrutura, aos confrades Álvaro e Cristiano pela iniciativa e ao confrade Zé Augusto por doar seu conhecimento À propagação da cultura cervejeira em nossa região!
Mais fotos da produção:
sistema de contra-fluxo
Inoculação do fermento

Oktobervaço: 2° dia - Degustação e Harmonização

Na segunda noite do Oktobervaço, contamos com a presença do premiado e já de casa Zé Augusto, cervejeiro caseiro da Glück bier que acabou de faturar o primeiro lugar na categoria Witt Bier no IV concurso nacional realizado no Rio de Janeiro.
O curso consistia numa apresentação mais sistematizada dos estilos, passando por principais escolas, apresentação de ingredientes e funções na obra final.

Muito paciente e esbanjando conhecimento, Zé Augusto ajudou nossos novos confrades a buscar aromas e sabores nas cervejas degustadas, e os alunos não se intimidaram e foram em busca das novas sensações.


Zé Augusto optou por apresentar inicialmente diferentes versões de cervejas que levam o rótulo de Pilsen, apresentando desde nossa versão comercial(que se trata de uma Standard American Lager), passando por uma premium um pouco mais maltada e apresentando uma versão Alemã (HB), para que os alunos pudessem perceber as diferenças com mais facilidade.
A partir daí outros estilos foram apresentados, versões inglesas com notas caramelizadas, notas tostadas e de especiarias... aprofundando a busca por aromas e sabores.




Foram ao todo 12 cervejas degustadas sendo 4 delas harmonizadas com pratos elaborados pelo chefe Álvaro Cristian, que desde o primeiro prato mostrou personalidade e ousadia:

Filé de salmão preparado com cerveja Aventinus e arroz piamontese harmonizado com Franziskaner Weiss Bier
Mestre Zé Augusto Saboreando a harmonização
Simplesmente maravilhosa harmonização. A cervejas de trigo sempre se mostram muito versáteis, sua leveza cai bem com pratos leves mas rouba a cena quando se depara com presença de gordura no prato. Sua carbonatação elevada ajuda na limpeza do paladar pedindo nova garfada e novo gole! Os mestres Álvaro e Zé Augusto conseguiram mostrar estes dois lados em uma harmonização, deixando claro a versatilidade deste estilo de cerveja

Logo depois os mestres serviram uma cerveja bem peculiar para o paladar dos novos degustadores: A cerveja Indica da Colorado, uma Indian Pale Ale maravilhosa.



Por se tratar de uma cerveja de 7% de teor alcoólico, e sabores acentuados de lúpulo, malte e caramelo esta cerveja pedia um prato mais condimentado, sendo assim foi servido uma deliciosa maça de peito, tira gosto muito presente na mesa dos cervejeiros brasileiros. Outra bela harmonização!

O terceiro prato da noite foi harmonizado com a deliciosa Schneider Aventinus, uma Weizenbock muito complexa em aromas e sabores. Notas de frutas maduras, caramelo, malte levemente tostado... muito boa, e por se tratar de outra cerveja de potencial alcoólico considerável, 8,2% ABV, foi harmonizada com uma deliciosa Costela de Porco feita ao vinho, acompanhada de batatas apimentadas e arroz branco. Maravilhoso!



Aventinus Weizenbock & Costela de Porco ao vinho, acompanhada de batatas apimentadas e arroz branco.

Para fechar a noite com chave de ouro, Zé Augusto e Álvaro deram um show a parte. Numa maravilhosa harmonização que expôs toda versatilidade das cervejas e quebrando mitos e paradigmas ainda enraizados na cabeça dos novos degustadores: Cerveja e Doce. O que antes era impensado para os novos confrades passa a ser uma deliciosa surpresa.



Álvaro havia preparado um delicioso bolo de chocolate amargo e nozes, perfeitamente acompanhado por sorvete de creme.
Zé Augusto, ora, não poderia fazer feio, e não fez: servil nada menos que a maravilhosa Demoiselle. Uma Porter nacional, com notas de café no aroma e sabor, e um final seco que harmonizou perfeitamente com a sobremesa.

Excelente trabalho dos confrades que abriram a cabeça dos presentes para o mundo sofisticado das cervejas especiais!
Foi uma noite a tanto! Aprendizado e prazer, com bons pratos e brejas!

Parabéns Zé Augusto e Álvaro!

Abaixo , mais fotos do evento: