terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Weiss Bier – Cervejas de trigo dos confrades Mineiros

A algumas semanas tive a oportunidade de provana mais uma cerveja Profana, do confrade Cristiam de JF.
Para minha infelicidade não tinha no memso dia uma Texsan na geladeira para poder beber e analisar as principais diferenças. Sempre que posso fazer isso, faço com a finalidade de buscar receitas novas. Ver o que agrada e não agrada, enfim.
Sempre bebo Texsan, seja no trabalho (nos momentos propicios ou a convite de clientes), seja em eventos cervejeiros ou mesmo em casa e nos dias de folga.




Texsan Weiss Bier


Embora o confrade Eric produza de forma rudimentar como qualquer cervejeiro caseiro, acredito que ele, por repetir sua cerveja a tanto tempo vem conseguindo aproximar e muito suas receitas. Algumas vezes parece variar talvez o teor alcoolico, ou a impressão alcoolica da cerveja, mas suas Weiss bier tem personalidade. São bem encorpadas, amarelo escuro, turvas, ácidas e com fenólico de cravo bem acentuado. Sempre bem carbonatadas.
Já a Profana Weiss, aprasentou algumas carcteristicas diferentes. A carbonatação estava a mil, inclusive comentei como confrade de JF. Pel foto dá pra termos uma ideia da formação da espuma:



Profana Weiss Bier


Cremosa e consistente como pede o protocolo. Na verdade, achei bem suave, por exemplo, o fenólico de cravo é bem mais discreto, e o frutado de banana caracteristico do esilo também. O pão é predominante e isso me agradou muito.

Em outro blog para o qual eu também escrevo havia publicado um post sobre Weiss Kristall, cervejas de trigo filtrada e que possuem maior drinkability.

A Profana Weiss não é uma Kristall, mas possue caracteristicas semelhantes o que a meu ver a deixa mais facil de beber inumeras.

Texsan Weiss Bier & Profana Weiss Bier são duas cervejas que eu recomendo. A primeira por apresentar as principais caracteristicas da escola alemã com personalidade, a segunda por possuier muito equilibrio e muito drinkability para um estilo tão peculiar.

Pão e Cerveja.

Rafael Patricio

Nenhum comentário: