segunda-feira, 22 de março de 2010

Saint Patrick's Day - BH 2010

Estava marcado para o ultimo sábado a comemoração do St. Patrick’s Day em BH, e o Frei Tuck, QG da Acerva Mineira estava na organização juntamente com o BH Rugby. Tal festa é conhecida como a maior no Brasil para comemorar o dia do santo irlandês. Assim que soube fiquei interessado, pois seria uma grande oportunidade de encontrar figuras do meio cervejeiro pra trocar idéias e claro beber muita cerveja verde. Com a liberação por parte da chefia no trabalho para participar deste compromisso cervejeiro, chamei Vittorio que já pretendia ir à BH encontrar sua amada e fechamos o carro com Michel que era o único confirmado a ir na festa, rachamos a gasosa e partimos rumo ao golão aos moldes irlandeses.


Delegação Acervaço e mestre Zé

A festa foi maravilhosa. Ao som de muita música tradicional irlandesa todos beberam litros e litros de chopp Wals, que infelizmente deixa e muito a desejar se comparado às cervejas da mesma marca. Mas mero detalhe.

Vittorio, Patricio e Daniel : Old School

Outro pequeno problema era o fato de que a festa superou as expectativas e o número de pessoas a mais surpreendeu a organização e por uns minutos o chopp acabou. Mas logo repuseram.

Saint Patrick's Day 2010

Ainda bem que conseguimos comparecer e representar os cervejeiros do Vale do Aço. Espero que ano que vem possamos ir num bando bem maior para comemorar esse dia tão especial.
Abaixo mais algumas fotos:
Ingrid e Layla: Falke Verde

Irish Licking
Today I am Irish!
Boas Cervejas.

Rafael Patricio

terça-feira, 16 de março de 2010

Curso de Análise Sensorial

No dia 06 de março tive a oportunidade de participar de um curso de Análise Sensorial maravilhoso organizado por membros da Acerva Mineira. Na Verdade trata-se de exercícios como enfatizou o confrade Alfredo onde os cervejeiros exercitariam a percepção de Off Flavors. “Trata-se do aprimoramento do olfato para aqueles que desejam conhecer, de maneira mais detalhada e profunda, os elementos que alteram a produção, o desenvolvimento e os aromas nas cervejas. O curso é ideal para formadores de opinião, cervejeiros caseiros, cervejeiros práticos e entusiastas que desejam aprimorar o conhecimento técnico em torno desta bebida versátil.”afirma Henrique Oliveira.
Ministrado pelos cervejeiros caseiros, biólogos e noivos Paulo Patrus e Gabriela (Lela) tive a oportunidade de tirara muitas dúvidas e claro aprender a reconhecer determinados odores que para determinados estilos não são bem vindos.



Exercício de Análise Sensorial da Acerva Mineira

Entre os Off Flavors oferecidos pelo Alfredo estavam : DMS , Acetaldeído, Diacetil, H2S( ácido Sulfidrico), Ácido Isovalérico, Papelão, Mercaptan e Ligth Struck.
Como o curso foi na Áustria Bier (Krug), as cervejas que deram base foram as Austria Pilsen.
Acredito que parte do sucesso esteja na facilidade encontrada por Patrus e Lela para compartilhar o conhecimento. Muitos Cervejeiros caseiros como é meu caso não tem formação na área da Química e/ou Biologia, o que torna complicada a compreensão. Graças aos mestres e a colaboração de cervejeiros como Cristian que já estava fazendo o exercício pela terceira vez, as coisas ficaram mais claras.
Sem dúvidas é um exercício que eu gostaria de repetir inúmeras vezes. E claro recomendo a todos.

Abaixo fotos do evento:

Homebrewers Rafael Aquino e Roni


Homebrewers Eric (Texsan), Cristian (Profana) e Marcos




Alvaro (Representante da Acervaço na Acerva Mineira), Eric e Cristian

Exercitando
Pão e Cerveja
Rafael Patricio - Mob Bier