sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Mais uma Experiência !!

"Há uma coisa que é essencial a uma grande experiência: Uma natureza experimentadora."( Walter Bagehot )

Insatisfeitos com o clima pacato do Vale do Aço, meus confrades e eu resolvemos tomar umas no Petiscos e buscar inspiração, seguindo os conselhos do mestre Poeta Denner Prince que uma vez citou Jack London: “Não podemos ficar à espera da inspiração. Temos de ir procurá-la num bar " e assim fizemos!
Entre umas e outras a idéia de fazer algo gourmet, e do aperfeiçoamento de uma experiência batizada de TripHell, (não pelo estilo tripel , apenas uma homenagem já que conseguimos um bom teor alcoólico deixando a mesma From Hell) nasceu a Mob Chocolate Ale!




Mas esta idéia não veio do nada! Um belo dia , navegando por blogg’s de grandes confrades cervejeiros me deparei com o Blogg do mestre Ricardo Rosa e li a respeito da Intrepidus Nocturnum II ! Aconselho todos a ler sobre esta cerveja no blogg do Ricardo Rosa http://blog.cervejarte.org/ , neste link você busca pelas duas partes da produção e ainda confere a receita!





Não que nós , meros aprendizes de cervejeiro tentaríamos algo tão grandioso, mas ao ler sobre a receita um comentário chamou atenção:

“A reação foi simplesmente inacreditável. Mas como 15,4% estava “pouco intrépido”, resolvemos colocar um pouco de chocolate em uma pequena parte da leva. O chocolate foi adicionado a frio, na maturação. A reação foi ainda mais calorosa. Sem exceção...”
Adicionar um aroma de chocolate?! Por que não? Não perdemos tempo e buscamos com o mestre Ricardo alguns esclarecimentos sobre a técnica e fomos à panela!
Como é tradição buscamos a ajuda dos mestres Schiaveto e Falcone para escolha de ingredientes , temperaturas e etc. , e de grandes confrades como a galera da SmadGard!
O resultado foi maravilhoso! A cerveja ainda conta com Aveia achocolatada que já havíamos usado em outras receitas e nunca sofremos com formação de espuma!
Abaixo algumas fotos dos confrades degustando mais esta experiência:






Rafael Patrício - Aprendiz de Cervejeiro


Vittorio Peri - Aprendiz de Cervejeiro

Henrique Reis - Aprendiz de Cervejeiro
Acreditamos que esta receita esteja quase definida! Quase porque acabamos de ganhar um presente do cervejeiro Rafael Aquino e estamos querendo adicionar uma "pitada" de Malte Caraaroma que ele nos enviou!
Não bastasse a insaciável vontade de experimentar deste bando agora arrumamos mais um confrade admirador da alquimia no mundo cervejeiro!!
E que seja feita a vontade de todos! Em breve mais notícias de novas experiências!
Ode ao universo Cervejeiro! Boas cervejas!!

MobBier = Experiência !!!!

Há duas coisas que a experiência deve ensinar: a primeira é que é preciso corrigir muita coisa; a segunda é que não se deve corrigir demais."
( Eugène Delacroix )

E assim os confrades da Mob vão caminhando!! Sempre tentando algo novo! E as ultimas duas caros confrades... foram boas mesmo!!!

A primeira se deu a uns meses atrás: Em busca de aproximar (nunca definir) uma receita de Stout, buscamos inovar nosso processo e depois de pesquisar com outros confrades em comunidades e bloggs resolvemos experimentar e tostamos aveia ! O mestre Schiaveto nos disse sobre os perigos de torrar aveia em casa e passar do ponto o que poderia resultar em má formação de espuma! E realmente nos assustou no inicio! Uma parte foi para keg e a formação de espuma foi tranqüila! No entanto a que foi para garrafa demorou um pouco mais e só se evidenciou em uma taça especial, bem diferente da tulipa convencional que nada contribuiu para formação da mesma!! Abaixo fotos da Mob Bier Black Night !!!












Aproveitamos pra convidar alguns amigos para degustar na sede: Mobsters, Erick Texsan e Patricia e a galera da Publicidade, Lelo, Alisson e Danilo com a Daianinha!!


terça-feira, 14 de outubro de 2008

III Concurso Nacional de Cervejas Artesanais das Acervas !!

Enfim, sai o resultado e a Mob Bier consegue a 6° posição no III Concurso Nacional de Cervejas Artesanais das Acervas !!

Fruto de mais uma experiência dos Alquimistas Brunão, Rick, Vittorio e Patrício, a Mob Weiss Füther foi desenvolvida especialmente para o concurso. Nunca havíamos tentado uma cerveja de trigo! Contando sempre com a ajuda pagã dos insanos da Smadgard , neste caso representados por Patrus, Luiz Flávio(frei Tuck Slow Beer) e é claro os mestres Schiaveto e Falcone, desenvolvemos uma cerveja cremosa e bem equilibrada, com aromas marcantes de cravo , banana e pão e um teor alcoólico literalmente “no grau” 5,2%.
A colaboração do cervejeiro Erick (Texsan) que forneceu parte dos insumos necessários mostrou a união dos cervejeiros mesmo em momento decisivo onde as duas cervejas se enfrentariam na mesma categoria! O resultado não poderia ser outro: O Vale do Aço traz pra casa duas cervejas entre as 6 melhores do Brasil na Categoria Weizen (escola alemã, BJCP 15-A)!
Esperamos que esse movimento tenha reflexos para a propagação da cultura cervejeira em nossa região e quem sabe seja os primeiros indícios do nascimento de uma associação que represente o Vale: AcervAço! “Ode ao Universo Cervejeiro” *

Abaixo a relação completa:




Uma foto da Mob Weiss Füther:



Agradecemos também aos grande apoiadores: Dorival(ValeInox), Tiago Melo e Zizinha(pela paciência, força e sempre nos servir os melhores rangos quando estamos produzindo). Sem falar todos os amigos que beberam as primeiras experiências apoiando, Criticando mas sempre bebendo! Como deve ser!
“Ode ao Universo Cervejeiro” *


*Lela Montandon

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Trajetória Cervejeira!!


Depois que você entra não tem mais jeito de sair! Um dia nos disseram como seria depois da primeira cerveja pronta!
Caminho sem volta! Ao ver a primeira cria... linda no copo... que festa!



Começamos a expeimentar estilos de cerveja! Sempre buscando ajuda de outros confrades, lendo, pesquisando e é claro experimentando!!
Veio a primeira Golden!


Na febre dos primeiros acertos, a busca incessante pelo novo!E depois de muita pesquisa fizemos uma Oatmeal Stout que não exitamos em rotular de "Back In Black"!!!





Eis o primeiro Rótulo oficial da MobBier!!

O caminho em busca da Apoteose estava traçado e os aventureiros também... eis a Cosa Nostra
Mob Bier - 1° Cerveja Artesanal do Vale do Aço

Agora, entre nós... nossa primeira cerveja de trigo


Resolvemos mudar um pouco o rotulo! Um pouco menos de informação... como deve ser...