sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Mais uma Experiência !!

"Há uma coisa que é essencial a uma grande experiência: Uma natureza experimentadora."( Walter Bagehot )

Insatisfeitos com o clima pacato do Vale do Aço, meus confrades e eu resolvemos tomar umas no Petiscos e buscar inspiração, seguindo os conselhos do mestre Poeta Denner Prince que uma vez citou Jack London: “Não podemos ficar à espera da inspiração. Temos de ir procurá-la num bar " e assim fizemos!
Entre umas e outras a idéia de fazer algo gourmet, e do aperfeiçoamento de uma experiência batizada de TripHell, (não pelo estilo tripel , apenas uma homenagem já que conseguimos um bom teor alcoólico deixando a mesma From Hell) nasceu a Mob Chocolate Ale!




Mas esta idéia não veio do nada! Um belo dia , navegando por blogg’s de grandes confrades cervejeiros me deparei com o Blogg do mestre Ricardo Rosa e li a respeito da Intrepidus Nocturnum II ! Aconselho todos a ler sobre esta cerveja no blogg do Ricardo Rosa http://blog.cervejarte.org/ , neste link você busca pelas duas partes da produção e ainda confere a receita!





Não que nós , meros aprendizes de cervejeiro tentaríamos algo tão grandioso, mas ao ler sobre a receita um comentário chamou atenção:

“A reação foi simplesmente inacreditável. Mas como 15,4% estava “pouco intrépido”, resolvemos colocar um pouco de chocolate em uma pequena parte da leva. O chocolate foi adicionado a frio, na maturação. A reação foi ainda mais calorosa. Sem exceção...”
Adicionar um aroma de chocolate?! Por que não? Não perdemos tempo e buscamos com o mestre Ricardo alguns esclarecimentos sobre a técnica e fomos à panela!
Como é tradição buscamos a ajuda dos mestres Schiaveto e Falcone para escolha de ingredientes , temperaturas e etc. , e de grandes confrades como a galera da SmadGard!
O resultado foi maravilhoso! A cerveja ainda conta com Aveia achocolatada que já havíamos usado em outras receitas e nunca sofremos com formação de espuma!
Abaixo algumas fotos dos confrades degustando mais esta experiência:






Rafael Patrício - Aprendiz de Cervejeiro


Vittorio Peri - Aprendiz de Cervejeiro

Henrique Reis - Aprendiz de Cervejeiro
Acreditamos que esta receita esteja quase definida! Quase porque acabamos de ganhar um presente do cervejeiro Rafael Aquino e estamos querendo adicionar uma "pitada" de Malte Caraaroma que ele nos enviou!
Não bastasse a insaciável vontade de experimentar deste bando agora arrumamos mais um confrade admirador da alquimia no mundo cervejeiro!!
E que seja feita a vontade de todos! Em breve mais notícias de novas experiências!
Ode ao universo Cervejeiro! Boas cervejas!!

MobBier = Experiência !!!!

Há duas coisas que a experiência deve ensinar: a primeira é que é preciso corrigir muita coisa; a segunda é que não se deve corrigir demais."
( Eugène Delacroix )

E assim os confrades da Mob vão caminhando!! Sempre tentando algo novo! E as ultimas duas caros confrades... foram boas mesmo!!!

A primeira se deu a uns meses atrás: Em busca de aproximar (nunca definir) uma receita de Stout, buscamos inovar nosso processo e depois de pesquisar com outros confrades em comunidades e bloggs resolvemos experimentar e tostamos aveia ! O mestre Schiaveto nos disse sobre os perigos de torrar aveia em casa e passar do ponto o que poderia resultar em má formação de espuma! E realmente nos assustou no inicio! Uma parte foi para keg e a formação de espuma foi tranqüila! No entanto a que foi para garrafa demorou um pouco mais e só se evidenciou em uma taça especial, bem diferente da tulipa convencional que nada contribuiu para formação da mesma!! Abaixo fotos da Mob Bier Black Night !!!












Aproveitamos pra convidar alguns amigos para degustar na sede: Mobsters, Erick Texsan e Patricia e a galera da Publicidade, Lelo, Alisson e Danilo com a Daianinha!!