sexta-feira, 23 de outubro de 2009

IV CNCA- Rio 2009 - Sábado 1° Dia

Reservei um tempo para poder relatar depois de tanto tempo um pouco de mais uma experiência cervejeira. Desta vez fomos Rio de Janeiro para o IV Concurso Nacional de Cervejas Artesanais. Como já mencionei em outro post, nos inscrevemos na categoria American Brown Ale, irei falar sobre a cerveja no próximo post, este será dedicado a falar do primeiro dia de evento.
Uma oportunidade impar. Eu(Patricio) e meus confrades Vittorio, e Henrique fomos inscritos para participar da mesa de júri do Estilo Livre, que seria realizado no Lapa Café, uma casa que possui ótima carta de cervejas especiais e recebeu de braços abertos os cervejeiros do Brasil.
Foi uma tarde e tanto, assim que chagamos fomos nos entrosando com confrades de todo Brasil no melhor espírito confreiro

.
Confrades da Acerva Mineira, Carioca, Catarinense , Paulista e o Mestre Botto

Além da experiência maravilhosa, obviamente regada de muita responsabilidade que seria a degustação das cervejas desta categoria, fomos presenteados com duas palestras maravilhosas: Leonardo Ferrari, contando sua história de cervejeiro que começou como homebrewer e chegou a montar sua cervejaria, a Antares:



Além de uma ótima historia cervejeira, dois membros de nossa delegação foram presenteados, em um sorteio de Cervejas Antares:


Logo depois deu-se início a uma palestra super importante e interessante cujo tema era: Lúpulo. Super produtiva. Ministrada por Kátia Jorge, cervejeira da Gattopardo, a ex-Devassa apresentou informações importantíssimas para se fazer bom uso desta especiaria tão maravilhosa:

Katia Jorge e o mestre Mauro Nogueira

Terminadas as palestras fomos para a parte mais esperada do dia: a degustação do estilo livre. Inicialmente o mestre Mauro Nogueira explicou o funcionamento da avaliação, que obviamente por se tratar de um estilo livre seria impossível comprara cervejas tecnicamente por estilo, logo o que estava em jogo era o Drinkability, levando em conta o gosto de cada um. Que dificuldade:





Depois de uma tarde de degustações e grandes surpresas, tivemos a honra de conversar um pouco com dois mestres do mundo cervejeiro: Ricardo Rosa(Cervejarte), e Marcelo Carneiro (Cervejaria Colorado). Um momento inesquecível:
Nosso dia não terminou por aí, fomos todos para o bar do Ernesto, onde brindamos e cantarolamos músicas de bebedeira pela madrugada! no Próximo post!! Abraço
Boas Cervejas

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns também à Mob Bier! A VINIL tem um pouco do Vale do Aço. Eu sou daí. Fiquei com muita vontade de prestigiar o evento de vocês, porém, fui papai recentemente e o pequeno Henrique (ou "Henheineken", para alguns) ainda demanda cuidados de perto. Abraço a todos! Fabrício Bastos