segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Oktobervaço - 5 Dias de muita cultura Cervejeira

O Vale do Aço acordou com cheiro de cerveja no ar nesta segunda feira...
Isso porque ontem, os cervejeiros da região fecharam com chave de ouro a semana da cultura cervejeira promovida pelo Petiscos Snack Bier em parceiria com as cervejas Mob Bier e Texsan e contando com apoio da Acerva Mineira.
Com o Objetivo de propagar a cultura cervejeira Álvaro e Cristiano, proprietários do Petiscos resolveram realizar o Oktobervaço: um festival de cervejas especiais e cultura cervejeira:


O primeiro dia, quarta-feira (21/10), foi um dia dedicado à cultura cervejeira. Tive a oportunidade de ministrar uma palestra que abrangia a história da cerveja, sua evolução ao longo dos anos, aproveitando para apresentar os diferentes estilos.


Bierevangelismo: Patricio Mob Bier

Existe uma frase do Beer Hunter Michael Jackson que sempre me motivou :
"Ei, você acha que entende de cerveja? Pois saia de sua bolha e veja o que é cerveja, veja a diversidade!".
Me baseei neste principio para despertar nos confrades presentes o espírito aventureiro. Por muitas vezes ouvimos amigos comentando que estiveram no Petiscos(a casa que possui mais rótulos de cerveja, mais variedades na região) mas acabaram bebendo as convencionais cervejas comerciais e na maioria das vezes por se sentirem envergonhados de pedir sugestão ou arriscar degustar outro estilo.



Durante a palestra fizemos uma viagem no túnel do tempo para compreender um pouco mais sobre o valor desta bebida, demonstrando que essa imagem banalizada contrasta com o valor cultural que esta bebida possuía para culturas maravilhosas, o valor que esta bebida tinha para grandes civilizações como Egípcias, Babilônicas e até mesmo por grandes personalidades gregas e romanas...




Os presentes puderam degustar ao longo da palestra diferentes cervejas, sempre tentando contextualizar o estilo com o tema. Exemplo:

Influência dos mosteiros na evolução da cerveja, sendo servida um exemplo de cerveja tipo Abadia; lei de Pureza alemã sendo servida uma Weiss Bier, etc.



Ao final da palestra, brindamos com inúmeras cervejas escolhidas pelos próprios iniciados, uma mostra clara de que nossa luta é em pequena escala mas já apresenta reflexos positivos!! Saúde a todos que participaram, a todos que ousaram sair de suas bolhas!! Essa vitoria é de todos nós apaixonados por cerveja!



Novos confrades já Beerevangelizados desbravando o mundo cervejeiro!






Saúde! Pão e Cerveja!

Nenhum comentário: