terça-feira, 27 de outubro de 2009

Oktobervaço: 2° dia - Degustação e Harmonização

Na segunda noite do Oktobervaço, contamos com a presença do premiado e já de casa Zé Augusto, cervejeiro caseiro da Glück bier que acabou de faturar o primeiro lugar na categoria Witt Bier no IV concurso nacional realizado no Rio de Janeiro.
O curso consistia numa apresentação mais sistematizada dos estilos, passando por principais escolas, apresentação de ingredientes e funções na obra final.

Muito paciente e esbanjando conhecimento, Zé Augusto ajudou nossos novos confrades a buscar aromas e sabores nas cervejas degustadas, e os alunos não se intimidaram e foram em busca das novas sensações.


Zé Augusto optou por apresentar inicialmente diferentes versões de cervejas que levam o rótulo de Pilsen, apresentando desde nossa versão comercial(que se trata de uma Standard American Lager), passando por uma premium um pouco mais maltada e apresentando uma versão Alemã (HB), para que os alunos pudessem perceber as diferenças com mais facilidade.
A partir daí outros estilos foram apresentados, versões inglesas com notas caramelizadas, notas tostadas e de especiarias... aprofundando a busca por aromas e sabores.




Foram ao todo 12 cervejas degustadas sendo 4 delas harmonizadas com pratos elaborados pelo chefe Álvaro Cristian, que desde o primeiro prato mostrou personalidade e ousadia:

Filé de salmão preparado com cerveja Aventinus e arroz piamontese harmonizado com Franziskaner Weiss Bier
Mestre Zé Augusto Saboreando a harmonização
Simplesmente maravilhosa harmonização. A cervejas de trigo sempre se mostram muito versáteis, sua leveza cai bem com pratos leves mas rouba a cena quando se depara com presença de gordura no prato. Sua carbonatação elevada ajuda na limpeza do paladar pedindo nova garfada e novo gole! Os mestres Álvaro e Zé Augusto conseguiram mostrar estes dois lados em uma harmonização, deixando claro a versatilidade deste estilo de cerveja

Logo depois os mestres serviram uma cerveja bem peculiar para o paladar dos novos degustadores: A cerveja Indica da Colorado, uma Indian Pale Ale maravilhosa.



Por se tratar de uma cerveja de 7% de teor alcoólico, e sabores acentuados de lúpulo, malte e caramelo esta cerveja pedia um prato mais condimentado, sendo assim foi servido uma deliciosa maça de peito, tira gosto muito presente na mesa dos cervejeiros brasileiros. Outra bela harmonização!

O terceiro prato da noite foi harmonizado com a deliciosa Schneider Aventinus, uma Weizenbock muito complexa em aromas e sabores. Notas de frutas maduras, caramelo, malte levemente tostado... muito boa, e por se tratar de outra cerveja de potencial alcoólico considerável, 8,2% ABV, foi harmonizada com uma deliciosa Costela de Porco feita ao vinho, acompanhada de batatas apimentadas e arroz branco. Maravilhoso!



Aventinus Weizenbock & Costela de Porco ao vinho, acompanhada de batatas apimentadas e arroz branco.

Para fechar a noite com chave de ouro, Zé Augusto e Álvaro deram um show a parte. Numa maravilhosa harmonização que expôs toda versatilidade das cervejas e quebrando mitos e paradigmas ainda enraizados na cabeça dos novos degustadores: Cerveja e Doce. O que antes era impensado para os novos confrades passa a ser uma deliciosa surpresa.



Álvaro havia preparado um delicioso bolo de chocolate amargo e nozes, perfeitamente acompanhado por sorvete de creme.
Zé Augusto, ora, não poderia fazer feio, e não fez: servil nada menos que a maravilhosa Demoiselle. Uma Porter nacional, com notas de café no aroma e sabor, e um final seco que harmonizou perfeitamente com a sobremesa.

Excelente trabalho dos confrades que abriram a cabeça dos presentes para o mundo sofisticado das cervejas especiais!
Foi uma noite a tanto! Aprendizado e prazer, com bons pratos e brejas!

Parabéns Zé Augusto e Álvaro!

Abaixo , mais fotos do evento:








Nenhum comentário: