terça-feira, 27 de outubro de 2009

Oktobervaço - 3° Dia- Workshop de produção

O Sábado foi nosso 3° dia de evento, e este era muito especial, pois estava destinado a uma produção coletiva sob a supervisão do mestre Zé Augusto.
Uma ótima oportunidade para todos presentes inclusive eu, que pude trocar muitas idéias com Zé e conhecer o equipamento do confrade Eric (Texsan).

Primeiramente gostaria de elogiar o confrade Eric que possui um equipamento muito bom, cozinha ampla que permite uma produção tranqüila. Um fogareiro com espaço para 3 panelas grandes, trocador de calor contra-fluxo, fermentadores fundo cônico, uma panela exclusiva para filtragem com 3 bazucas em inox... muito bom mesmo.


Quanto ao workshop, despensa comentários. Zé Augusto foi muito feliz em suas colocações, compartilhando seu conhecimento de forma tranqüila e acessível aos iniciantes, apresentou as etapas e equipamentos básicos e instigou os mesmo a darem inicio a suas próprias produções.

Atentos, a maioria fez suas anotações, registraram em vídeo e foto, sem falar q também colocaram a mão na massa e foram à brassagem!








Foi uma experiência muito interessante, regada de muito papo e troca de idéias, obviamente regada a cervejas especiais. Isso mesmo, apesar da seriedade do mestre Zé Augusto tanto na parte teórica quanto na prática a respeito dos cuidados que se deve ter durante uma produção, os aprendizes puderam degustar cervejas da Mob e Texsan durante o curso.



Os novos cervejeiros puderam acompanhar passo a passo todo processo muito bem assessorados pelo mestre Zé Augusto.







Mais um sucesso do Oktobervaço que destaco ainda o belo almoço servido a todos com o bom e velho churrasco. Alguns não resistiram ao calor e o cansaço de uma produção inteira e aceitaram o convite do anfitrião de cair na piscina para refrescar enquanto nós, co-cervejeiros, demos continuidade aos trabalhos!






Com a fervura sob controle e bem supervisionada pelo confrade Vittorio, fui pra beira da piscina ao menos para molhar o bico e a ponta dos pés!!



Agradecimento especial ao confrade Eric por ceder o belo espaço e toda estrutura, aos confrades Álvaro e Cristiano pela iniciativa e ao confrade Zé Augusto por doar seu conhecimento À propagação da cultura cervejeira em nossa região!
Mais fotos da produção:
sistema de contra-fluxo
Inoculação do fermento

Nenhum comentário: